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sexta-feira, 26 de março de 2010

Diário de Leitura III


LESSA, Ângela Cavenaghi; LIBERALI, Fernanda Coelho; FIDALGO, Sueli Salles – PUC-SP (LAEL). English Teaching for citizen Education: Critical Role – Taking as a Empowering Device. Teacher development. University of Kent, Canterbury,2005.


O objetivo das autoras nesse texto é discutir o contexto de cidadania e Empowerment na educação, com foco específico no ensino da língua inglesa. Partindo de experiências do Curso de Extensão “Reflexão sobre a ação” professores aprendendo e ensinando, as autoras discutem o entendimento e o desenvolvimento de cidadania em um contexto específico.
O empowerment (poder pessoal) muito difundido nas ideias de Paulo Freire, muito se relaciona com a força interna do professor, com sua ação voluntária para reavaliar sua postura como cidadão que ensina e aprende, a reflexão constante da necessidade de mudança, a forte vontade de êxito.
O professor é um ser atuante, em todos os sentidos, o conceito de citizenship discutido pelas autoras, leva a entender que o professor além de fazer parte da sociedade, deve ser um cidadão que age, capaz de refletir, confrontar e mudar.
O programa de educação continuada permite essa mudança, refletir na ação e refletir sobre a ação. O trabalho do professor é muito complexo, mas se ele consegue desenvolver a reflexão sobre sua prática, poderá tornar esse trabalho mais ddigno, menos árduo.
Já sabemos refletir, o que precisamos é desenvolver o hábito da Reflexão crítica, reflexão para a mudança, jamais acomodar com o que incomoda.

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