Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Reflexão na/sobre a Prática Docente - aula 6/6

"All the flowers of tomorrow are in the seeds of today".
(Provérbio Chinês)
Nosso último encontro com a professora Luciana na disciplina Reflexão na/sobre a prática docente foi com retomadas das aulas anteriores, avaliação do diário de leitura e leitura e discussão do texto de Paulo Freire: Educando o Educador. 
 A atividade de avaliar o colega foi difícil, não é fácil avaliar o colega, julgar o que ele fez e ainda atribuir uma nota. Se distanciar da pessoa, de suas dificuldades e problemas e olhar apenas o que foi produzindo, obedecendo crítérios pré-estabelecidos.
Senti uma angústia ao perceber que alguns colegas não conseguiram realizar a atividade como havia sido pedido pela professora. Me preocupei tanto com o diário de leitura, dediquei tempo, dormi mais tarde, acordei mais cedo, dediquei cada tempo livre que tinha para alcançar o objetivo. Fiquei satisfeita com a avaliação do meu colega, foi um 7,0 merecido, realmente deixei de relacionar os textos à minha prática. Por esse motivo deixei de ganhar um ponto.
No momento do feedback não consegui falar, não consegui expressar o que estava sentindo, fiquei realmente chateada com o que senti.
Quanto ao texto do Paulo Freire, não consegui contribuir para a discussão porque ainda estava tomada pelos sentimentos da atividade anterior. Meu papel na aula foi de ouvinte, e por uns cinco minutos até cochilante. Logo terei um tempo de reler o texto e tirar minhas próprias impressões atreladas ao que ouvi. Tudo o que posso dizer a respeito do texto é que o professor precisa ser ético e ter coerência naquilo que faz.

Esses encontros contribuíram muito para uma Jaqueline mais reflexiva. Me pego pensando nas aulas antes de agir, me pego mediando conflitos de forma diferente, sensata, melhorei no relacionamento com meus colegas, estou sempre provocando-os a refletir sobre mudança em vez de apenas reclamar dos alunos. Esses encontros tem influenciado minha prática, me surpreendi também ao ver que os reflexos não são apenas na escola, mas também na minha vida pessoal. Espero registrar ainda muitos avanços, esses seis encontros foram só o começo. Agradeço a Deus por mais essa oportunidade de estudar, estar no meio de pessoas onde posso aprender, compartilhar experiências, ideias e sonhos. Até o final, conseguiremos contradizer Perrenoud, nos unindo, vamos mostrar que o trabalho do professor não é solitário.
Tenho muito a crescer e melhorar, vou semeando aqui e ali, logo veremos brotar novas ideias, novas sementes.

3 comentários:

  1. Nossa, que reflexões maravilhosas, eu me pego sempre assim procurando antecipar os aconteciemntos antes de entrar nas salas de aulas, especialemtne numa sala do 2º ano do ensino médio. Este, até agora é meu maior desafio, parece que colocaram todos os alunos difíceis de lidar juntos, eles não param para ouvir, não aceitam um não como respostas, SAEM DA SALA SEM AO MENOS PEDIR LICENÇA, e eu como educadora tenho que controlar estas atitudes, já disse a eles que não são mais crianças que tenho que arrumar a filinha e levá-los para sala, que se estão lá é pq. estão em busca de conhecimentos e novas conquistas, que eles precisam aprender a respeitar a si e aos colegas, pois nem todos concordam com as atitudes, mas ainda não consegui muito avanço para discipliná-los... como são difícieis... mas não desisto... na ultíma aula eu falei: ou eles melhoram o comportamento ou terei q tomar providências para separar aqueles alunos que realmente querem aprender e que estão realemte envolvidos pela aula, pois não acho justo cm eles, espero que de certo.
    Pode avaliar minha conduta da situação e deixar aqui registrada sua opinião, ajudará muito.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reflexão é muito bom ler seus registros...Avaliar é um grande desafio ainda mais se for avaliada pelos nossos pares. Como diz o poeta Fernando Pessoa "Somos o intervalo entre o que desejo ser e o que os outros me fizeram "..somos transformados nessa interação com os outros ,somos constantemente avaliados e essa avaliação mexe com nossos sentimentos , nos fortalece e também desequilibra é preciso sim ser ético ,saber o que faz e como faz .Penso que o professor é responsável e tem o dever de saber o conteúdo da sua disciplina e também saber lidar com a diversidade que existe na escola ..sermão não resolve é preciso conquistar os alunos e compartilhar com os pares as conquistas e tamém as dificuldades ..Vejo o seu crescimento e fico muito feliz ..Abraços Raquel

    ResponderExcluir
  3. Sueli,
    realmente esse é um desafio que exige muita reflexão não só sobre, mas na ação.
    É preciso que você encontre em primeiro lugar uma forma de chamar a atenção deles para o que você está ensinando. Aproxime-se deles, trate-os como quer eles a tratem (isso eu sei que você faz), dê mais ênfase, mostre que o tempo que passam na escola é tão pouco, que se eles não aproveitarem vem, vão acabar desperdiçando esse precioso tempo.
    Faça um combinado com eles, torne essa aprendizagem significante e prazerosa.
    Faça-os se sentirem importante, e acima de tudo, valorize-se.
    Você deve mostrar-se verdadeira, genuína, a ótima pessoa que é, tenho certeza que se mostrar a eles o quanto esse comportamento a chateia (não use a voz para demonstrar isso, use atitudes, o quanto a deixa magoada, logo você perceberá algumas mudanças no comportamento deles.
    Nós educadores, sempre estaremos diante dessa diversidade na sala de aula, essa não é diferente do mundo, a sala de aula nada mais é que o mundo, lotado de diferenças, temos que aprender a lidar com elas e fazer com que essa diferença torne-se um instrumento facilitador na aprendizagem dos nossos alunos.

    Um abraço minha querida, continue nessa força...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...