Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Diário de Leitura I


PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica/Philippe Perrenoud; trad. Cláudia Shilling. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. Pp. 47-70.

O objetivo do texto é discutir sobre a reflexão da própria prática e mostrar como essa deve ser o objetivo central as formação dos professores. O texto é direcionado a todos os professores da educação básica, permeando desde a formação para professores experientes até chegar nos futuros professores. O autor questiona o motivo da formação reflexiva dos professores e argumenta como garantir a eficácia na busca por essa formação inicial reflexiva.
Perrenoud (2002:48) apresenta dez argumentos que justificariam a formação reflexiva do professor. Dentre esses pontos de vista, posso dizer que a formação reflexiva muito tem a somar na formação do educador. O profissional reflexivo desenvolve a capacidade de crescer, mudar sua prática, se autoconhecer, conhecer os colegas, se profissionalizar e compensar a superficialidade da formação profissional.
Como o próprio nome diz, a prática reflexiva só se desenvolve na prática, não adianta estudar teoria sobre a prática reflexiva e quando for necessário, esquecer completamente a reflexão. Perrenoud (2002:50) ressalta que a reflexão não deve aparecer apenas para solucionar problemas, a reflexão só será meio de transformação quando se tornar um hábito.
Acredito que a reflexão crítica não se aprende em teorias. Essa prática deve ser intrínseca no ser humano, deve fazer parte do cotidiano, ser treinada todos os dias, tanto para o professor iniciante, quanto para o experiente.
A reflexão me moldará como profissional e como pessoa. Há uma frase que diz “O curioso paradoxo é quando me aceito como sou, tenho a oportunidade de mudar” (Carl Rogers). Quando reflito sobre/na prática, tenho a oportunidade de encontrar falhas e corrigí-las, consequentemente evito que apareçam novos problemas.

2 comentários:

  1. Em cada instante um passo, sem precipitação... a ação continuada constrói a reflexão transformadora, não? É no praticar que o momento se torna único, nosso. Não é fácil, né, estar sempre em sintonia ampla com nosso fazer mas, o certo é que ao respirar a prática sei que tipo de ar está em meu pulmão, sei o que me aflige e o quanto é importante deixar fluir, compartilhar, ser honesto com a solução que está, ou não, bem à frente... "não se acomodar com o que incomoda", contruir o hábito: Procurar agir e ouvir, ser e estar à prática. Muito legal sua reflexão, refletida, expandida à outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por você ser um profissional reflexivo (apesar de iniciante). Isso é uma dádiva, continue refletindo sempre a fim de não se acomodar...os acomodados caem na mesmice d constante desgosto com a educação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...