Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

18 de fevereiro: Início das aulas

O horário assusta um pouco. Período integral: das 08h às 17h00. Não faz mal. A rotina compensa. No primeiro dia já deu pra sentir que não haverá tédio.
Cheguei com muita expectativa, depois de andar vinte minutos da estação Anhangabaú até o prédio da PUC na Rua da Consolação, entrei no elevador e subi direto para o auditório, onde as pessoas estavam reunidas e aguardando o início da aula. Fiquei apreensiva, esperando ver algum rosto conhecido, tentando encontrar as meninas que fizeram o curso na Cultura Inglesa da Saúde. Ninguém.
Depois de um tempo chegaram, fiquei mais aliviada, com meu caderno personalizado da Lygia Bojunga, estava atenta agora para descobrir quais das mulheres que chegavam seriam as professoras. Auditório lotado, duas turmas estava reunidas nessa aula inaugural.
Logo a coordenadora do curso, Maria Antonieta Alba Celani começou a falar. Senti uma alegria tão grande com suas palavras. Doces e ao mesmo tempo firmes, realistas. Naquele momento tive a certeza de estar no lugar e momento certos. Senti imensa satisfação em estar ali naquele grupo de pessoas, mais uma oportunidade em minhas mãos, e eu a abraçando. Enquando ouvia atenta as palavras da Dra. Celani, lembrei da minha vó, lembrei da minha mãe, não sei bem o motivo, mas de alguma forma a pessoa que falava ali na frente trouxe-me a figura materna em minha lembrança.
Conhecemos a carga horária, as normas do curso, a grade curricular e o Corpo Docente. Cada professora falou um pouco da sua área e abordagem no curso.
Uma frase me chamou muita atenção e até agora não sai da minha cabeça. Preciso respondê-la aqui até o final do curso:
"Sou Professora de Inglês. O que é que eu ensino e Por quê?
Fui para o intervalo pensando nessa frase. Quando o intervalo terminou, cada turma foi para sua sala. Fiquei sabendo que o curso composto de três semestres é dividido em módulos. Sendo uma disciplina pela manhã e outra à tarde. Conhecemos a Professora Ms. Elisabeth P. Com ela trabalharemos "O componente afetivo no processo ensino-aprendizagem". Assunto gostoso, temática nova pra mim, nunca tinha parado para pensar nos autores que falam sobre isso. Lembrei da minha prima Jully, quando estava cursando Pedagogia, falava muito sobre afetividade e Wallon, começou até a desenvolver o TCC em cima desse tema, mas depois mudou o assunto. Fora isso, não tinha parado para conhecer mais nada a respeito do tema. Lemos um texto da Madalena Freire, conhecemos o Tom Tom e fomos convidados a pensar nos nossos inúmeros Tom Tom's da escola. Exercício gostoso e que provoca grande reflexão.
À tarde fomos convidados a refletir a prática com a Professora Ms. Luciana P. na disciplina "Reflexão na/sobre a prática docente". Momento rico. Conhecemos os colegas da classe, falamos de nossos desejos, nossas metas, objetivos, falamos sobre nossa prática, dificuldades, erros e acertos...
Fui embora alimentada, com muitas formiguinhas na cabeça, pensando no meu Tom Tom. Pensando na minha prática e em que raio de professora sou eu e o que me tornarei ao final de dois anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...