Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Reflexão na/sobre a Prática Docente


Na aula da tarde (Reflexão na/sobre a Prática Docente) assistimos uma cena do Filme Freedom Writers (2007) com o objetivo de praticarmos a reflexão de aula (máximo de detalhes observados e sem julgamento).
Cena Filme: New Board

Alguns colegas leram suas descrições, depois a turma foi dizendo o que precisava ser melhorado. Não li meu texto para a classe, mas ouvindo o que os colegas fizeram, percebi que precisava melhorar e muito minha produção.


Leitura e Discussão
Havíamos feito a leitura do texto da Lessa(2005)em casa. Discutimos o texto, que traz o conceito de cidadania, empowerment no contexto educacional.

LESSA, Ângela Cavenaghi; LIBERALI, Fernanda Coelho; FIDALGO, Sueli Salles – PUC-SP (LAEL). English Teaching for citizen Education: Critical Role – Taking as a Empowering Device. Teacher development. University of Kent, Canterbury,2005.
O objetivo das autoras nesse texto é discutir o contexto de cidadania e Empowerment na educação, com foco específico no ensino da língua inglesa. Partindo de experiências do Curso de Extensão "Reflexão sobre a ação" professores aprendendo e ensinando, as autoras discutem o entendimento e o desenvolvimento de cidadania em um contexto específico.
O empowerment (poder pessoal) muito difundido nas ideias de Paulo Freire, muito se relaciona com a força interna do professor, com sua ação voluntária para reavaliar sua postura como cidadão que ensina e aprende a reflexão constante da necessidade de mudança, a forte vontade de êxito.
O professor é um ser atuante, em todos os sentidos, o conceito de citizenship discutido pelas autoras, leva a entender que o professor além de fazer parte da sociedade, deve ser um cidadão que age, capaz de refletir, confrontar e mudar.
O programa de educação continuada permite essa mudança, refletir na ação e refletir sobre a ação. O trabalho do professor é muito complexo, mas se ele consegue desenvolver a reflexão sobre sua prática, poderá tornar esse trabalho mais digno, menos árduo.

Já sabemos refletir, o que precisamos é desenvolver o hábito da Reflexão crítica, reflexão para a mudança, jamais acomodar com o que incomoda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...